Realmente não é possível definir um mecanismo para "buscar" o responsável pela atividade, pois esse componente do BPM necessita de um usuário "fixo".
Pois bem, como eu tenho feito: tenho um usuário cadastrado para ser utilizado como credencial inicial na integrações via webservices, entre outros. Por exemplo: usuário "integra". Então você não fugiria de utilizar um usuário desses "genérico" para iniciar a solicitação.
Agora, como enviar a solicitação para um determinado usuário conforme regras de negócio?
Existem algumas formas, mas de momento posso seguir o caminho: Quebrar a lógica condicional do seu primeiro componente em duas: Uma para verificar se a solicitação será iniciada e outra para pegar o responsável.
A primeira logica eu colocaria no primeiro componente.
Após o componente Inicial Condicional coloco outro componente (pode ser Intermediário Condicional, Gateway, ou Serviço) para poder executar a segunda lógica que seria atribuir ao usuário responsável e então seguir normalmente. Veja a figura exemplo do processo.
Observação: A solicitação ficará um pouco estranha, pois o solicitante será um usuário genérico. Contudo, é possível ainda executar o método de transferência de pendência e realizar a transferência desse solicitação logo para o usuário responsável.