Existe alguma ferramenta de teste automatizado indicada para a plataforma do Fluig?
É possível adaptar Jasmine, ou outro framework para isso? Se sim, onde encontro a documentação necessária?
Obrigada!
Existe alguma ferramenta de teste automatizado indicada para a plataforma do Fluig?
É possível adaptar Jasmine, ou outro framework para isso? Se sim, onde encontro a documentação necessária?
Obrigada!
Olá Maiara,
Não sei se já existe alguma ferramenta de teste automatizado pro Fluig. Porém acredito que o pessoal do Totvs HTML Framework, por utilizarem Angular, utilizam Karma e talvez Karma e Jasmine. Talvez seria bacana trocar uma ideoa com o Jhoseff.
Jasmine é uma ferramenta bem maneira pra quem desenvolve utilizando BDD. Se for aplicar algum teste mesmo, seria bacana fazer algo com CI. Usar Jenkins, Wercker, CircleCI. Para fazer build/testes e se passar fazer o deploy, criar container ou algo do tipo.
Tem um cara bacana também que é um "browser" que já vi utilizarem também. PhantomJS, usando com karma por exemplo:
karma start --single-run --browsers PhantomJS
Se quiser algo mais completo, deve existir algum circle.yml por ai com uma config utilizando karma e jasmine. Caso eu ache algo, respondo aqui.
Apesar do foco ser em BDD/TDD mesmo, darei uma olhada no PhantomJS, pra usar com Karma. E também darei uma olhada nas outras ferramentas de integração contínua, como o CircleCI que você comentou.
Obrigada!
— Maiara Rodrigues 07 de Mar de 2017Tentei procurar dentre os usuários daqui o @Jhoseff, mas não encontrei... Como poderia contatá-lo?
— Maiara Rodrigues 08 de Mar de 2017Oi Maiara Rodrigues, Você conseguiu automatizar os testes no Fluig ? Qual ferramenta você utilizou ? Também estou tentando automatizar, Você sabe me dizer se o Selenium daria certo ?
Olá Mônica! Assumo que não consegui, e deixei para segundo plano a automatização. Mas imagino que o indicado mais do que Selenium é Jasmine mesmo.
— Maiara Rodrigues 05 de Apr de 2017
Queria muito poder escrever testes pros scripts que rodam no back. Me dão mais dor de cabeça quando há erro do que os de interface. Estou estudando até fazer alguma ferramenta eu mesmo pra isso, mas ainda tenho tópicos pra entender melhor.
— Daniel Melo 07 de Mar de 2017Também estou batendo a cabeça pra isso... Pensei em aplicar Jasmine mesmo, sem o Karma, para gerar os testes, mas (sendo específica) não sei como lidar ainda com as mudanças de tela, geradas pelas mudanças de atividades no workflow do Fluig.
— Maiara Rodrigues 08 de Mar de 2017