É possivel customizar as mensagens de erro vinda do servidor.
É um pouco engenhoso mas da certo.
Quando o fluig lança a mensagem de erro por exemplo como "Throw", ele cria um novo elemento no body (lado client), esse elemento novo é o modal que aparece aquela mensagem de erro padrão.
Com o MutationObserver do JavaScript, é possivel observar o elemento body, e verificar quando esse modal é criado, e edita-lo da maneira que preferir.
var MutationObserver = window.MutationObserver || window.WebKitMutationObserver || window.MozMutationObserver;
var observer = new MutationObserver(function(mutations) {
mutations.forEach(function(mutation) {
if (mutation.type == 'childList') {
if (parent.$(".container-modal > .modal > .modal-dialog >.modal-content > .modal-header > .modal-title").length > 0 &&
parent.$(".container-modal > .modal > .modal-dialog >.modal-content > .modal-body > .message").html().includes("MESSAGE NF ANEXO")){
parent.$(".container-modal > .modal > .modal-dialog >.modal-content > .modal-body > .message").html("<strong>Nota Fiscal de Serviço não foi anexada.</strong>");
parent.$(".container-modal > .modal > .modal-dialog >.modal-content > .modal-header > .modal-title").html("Alerta");
parent.$(".container-modal > .modal > .modal-dialog >.modal-content > .modal-body > a").html("");
}
}
});
});
observer.observe(parent.document.body, { childList: true });
Esse código faz a verificação se o modal foi criado, e depois verifica se o modal contém o "MESSAGE NF ANEXO".
Essa String é como se fosse meu ID do lado do servidor, pra eu identificar qual mensagem irei mostrar e como eu vou editar meu modal.
Depois eu passo as instruções de alteração do modal.
Do lado do servidor quando você for lançar o Throw, você irá lançar o ID que está verificando. Assim:
throw ("MESSAGE NF ANEXO");
Espero que essa informação ajude.