Envio de email em formulários do Fluig

Eu herdei algumas aplicações Fluig. Isto é, temos aqui na empresa algumas que foram desenvolvidas por terceiros de terceiros. A instalação do Fluig também foi feita por terceiros.

Não tenho documentação e precisei fazer novas aplicações.

Entretanto, ao fazer um Formulário do Fluig, na parte de seus eventos, eu vejo no log.info que o código está funcionando.

O principal deles, entretanto, não funciona: estou tentando enviar email toda a vez que alguém cria um Formulário Fluig, que não está vinculado a processo.

Meu problema é que o notifier.notify não funciona.

Procurando no Forum, há dicas de que, para o notifier.notify funcionar é necessário que exista a configuração de email no WCMADMIN, na aba Email da Empresa.

Fui verificar os dados lá e está completamente vazio. Não está habilitado.

Entretanto, vasculhando o código de terceiros no mesmo ambiente, nos processos existentes, está sendo usado o notifier e ele funciona, emails chegam ao usuário quando uma tarefa é cumprida.

Pergunto como isto pode ser possível, isto é, não existir configuração no WCMADMIN e o notifier enviar o email?

UPDATE:

Já vi que tudo que fiz até agora para fazer valer o envio de email está correto. Pode me estar escapando algum conhecimento.

O cenário é o seguinte:

1 - Fiz um formulário no Eclipse e ele não está vinculado a um processo

2 - No evento afterSaveNew deste formulário, pus o seguinte código (conferi nos Usuários a matrícula do administrador, que, no caso é 'yyy'):

function afterSaveNew(form){
    log.info("passou no afterSaveNew fluig");
    try{
        //Monta mapa com parâmetros do template
        var parametros = new java.util.HashMap();
        parametros.put("CORPO", "TESTE");
        //Este parâmetro é obrigatório e representa o assunto do e-mail
        parametros.put("subject", "ASSUNTO");

        //Monta lista de destinatários
        var destinatarios = new java.util.ArrayList();
        destinatarios.add("mausim@xxx.com.br");
        //Envia e-mail
        notifier.notify("yyy", "meu_template", parametros, destinatarios, "text/html");

    } catch(e){
        log.info(e);
    }
}

3 - Criei um documento baseado no formulário e o log.info do código fez uma entrada no server.log do servidor Fluig, conforme abaixo:

2020-03-31 08:05:23,667 INFO [com.datasul.technology.webdesk.customization.ScriptingLog] (default task-34) passou no afterSaveNew fluig

4 - Entretanto, esta é a última linha do server.log e o email não é enviado. E não há nenhuma mensagem de erro.

5- Será que esta 'tecnologia' notifier.notify só funciona em processos ou em determinados eventos, mas não neste, o afterSaveNew?

6 - O quarto parâmetro, segundo o help do Fluig, diz

consiste em uma lista de códigos de usuários cadastrados no fluig e/ou e-mails diretos para caso seja necessário enviar o e-mail a endereços externos

e, neste caso, como o endereço mausim@xxx.com.br é o mesmo domínio em que existe o Fluig, não funcionaria? Se não funciona com emails do mesmo domínio, será que tem de ser uma matrícula, ao invés de endereço de email?

Se for para pôr uma matrícula, também não funciona, porque já experimentei também.

compartilhar
  1. Você vai ver essas setas em qualquer página de pergunta. Com elas, você pode dizer se uma pergunta ou uma resposta foram relevantes ou não.
  2. Edite sua pergunta ou resposta caso queira alterar ou adicionar detalhes.
  3. Caso haja alguma dúvida sobre a pergunta, adicione um comentário. O espaço de respostas deve ser utilizado apenas para responder a pergunta.
  4. Se o autor da pergunta marcar uma resposta como solucionada, esta marca aparecerá.
  5. Clique aqui para mais detalhes sobre o funcionamento do fluig Forum!

2 respostas

Não é a resposta que estava procurando? Procure outras perguntas com as tags evento ou faça a sua própria pergunta.